22.4 C
Rondonópolis
domingo, maio 19, 2024
spot_img

Latest Posts

Queda de nascidos vivos no Brasil aponta tendência das mulheres não buscarem a maternidade – Dia a Dia

A queda consecutiva no número de nascidos vivos no Brasil é crescente desde 2019. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em março deste ano que, entre 2021 e 2022 houve uma redução de 3,5% na estatística. É cada vez mais comum que mulheres não desejam ser mães ou prefiram postergar a gravidez, uma tendência que é reforçada por questões econômicas e sociais, e passa também pela busca de sucesso profissional e estabilidade financeira.

Os dados evidenciam o comportamento observado. Em 2022 o Brasil registrou 2,54 milhões de nascimentos, o menor patamar desde 1977. Apenas Santa Catarina e Mato Grosso tiveram aumento. Em comparação, no ano de 2018, foram 2,89 milhões nascimentos. Segundo a pesquisa “Fertility and Forecasting Collaborators” publicada na revista The Lancet, em 2021, o número anual global de nascidos vivos caiu mais da metade entre 1950 e 2021. A média era de 4,84 e foi para 2,23.

A redução nas taxas de natalidade e fecundidade podem ter relação com a pandemia da Covid-19, que impactou a demografia no país. Porém, a tendência “NoMo” vem conquistando as mulheres. Trata-se de uma nova geração que não quer ser mãe, ou seja “No Mothers”, que dá origem a expressão viralizada nas redes sociais.

A média de filhos por mulher, representada pela taxa de fecundidade, também tem caído, e está em 1,64 no Brasil. A projeção do estudo publicado na The Lancet indica que no mundo, a taxa será de 1,83 em 2050, e deve cair para 1,59 em 2100.

Para o especialista em reprodução humana, Dr. João Guilherme Grassi, “O ideal é (estatisticamente) 2,1 filhos por casal para manter o tamanho da população, porém a tendência é que nos próximos anos a queda seja progressiva no Brasil, e isso tem relação também com o planejamento familiar e o acesso a métodos contraceptivos”.

Uma opção de procedimento que permite a mulher não engravidar é a laqueadura. Mas uma questão levantada por especialistas é, caso mude de ideia e decida ter filhos, o que fazer? Grassi explica que o caminho cada vez mais procurado pelas mulheres é o congelamento de óvulos. “A mulher que teve a decisão de não ter filhos pode congelar óvulos e seguir com os métodos contraceptivos”.

Ter óvulos congelados é considerado uma alternativa porque com o tempo a fertilidade feminina diminui e as chances de ter filhos também. “Dessa forma, caso a mulher mude de ideia (o que acontece com certa frequência) ela poderá recorrer aos óvulos congelados, o que trará chances maiores de sucesso do que tentar espontaneamente dos 40 anos em diante”, ressalta o especialista.

No período da primeira menstruação a mulher possui cerca de  400 mil óvulos, e a cada mês ocorre a perda de aproximadamente 1000 óvulos, sendo que um deles é escolhido para ovular e os outros são descartados automaticamente pelo corpo. Para congelar os óvulos o primeiro passo é passar por consulta com especialista e realizar exames específicos sobre a reserva ovariana e outros fatores que podem afetar a saúde reprodutiva, como dosagens hormonais e exames de imagem.

A medicina tem sido aliada da tendência de postergar a gravidez, mas Grassi conclui que o congelamento não é uma garantia, “é uma forma de preservar as condições dos óvulos para posterior fertilização in vitro, não significa que a mulher terá 100% de chance de engravidar. O melhor caminho sempre é o planejamento consciente, sem postergar demasiadamente a gestação”.




Fonte

Latest Posts

spot_imgspot_img

Don't Miss

[tdn_block_newsletter_subscribe title_text="Stay in touch" description="VG8gYmUgdXBkYXRlZCB3aXRoIGFsbCB0aGUgbGF0ZXN0IG5ld3MsIG9mZmVycyBhbmQgc3BlY2lhbCBhbm5vdW5jZW1lbnRzLg==" input_placeholder="Email address" tds_newsletter2-image="5" tds_newsletter2-image_bg_color="#c3ecff" tds_newsletter3-input_bar_display="row" tds_newsletter4-image="6" tds_newsletter4-image_bg_color="#fffbcf" tds_newsletter4-btn_bg_color="#f3b700" tds_newsletter4-check_accent="#f3b700" tds_newsletter5-tdicon="tdc-font-fa tdc-font-fa-envelope-o" tds_newsletter5-btn_bg_color="#000000" tds_newsletter5-btn_bg_color_hover="#4db2ec" tds_newsletter5-check_accent="#000000" tds_newsletter6-input_bar_display="row" tds_newsletter6-btn_bg_color="#da1414" tds_newsletter6-check_accent="#da1414" tds_newsletter7-image="7" tds_newsletter7-btn_bg_color="#1c69ad" tds_newsletter7-check_accent="#1c69ad" tds_newsletter7-f_title_font_size="20" tds_newsletter7-f_title_font_line_height="28px" tds_newsletter8-input_bar_display="row" tds_newsletter8-btn_bg_color="#00649e" tds_newsletter8-btn_bg_color_hover="#21709e" tds_newsletter8-check_accent="#00649e" embedded_form_code="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" descr_space="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE1In0=" tds_newsletter="tds_newsletter3" tds_newsletter3-all_border_width="0" btn_text="Sign up" tds_newsletter3-btn_bg_color="#ea1717" tds_newsletter3-btn_bg_color_hover="#000000" tds_newsletter3-btn_border_size="0" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjAiLCJiYWNrZ3JvdW5kLWNvbG9yIjoiI2E3ZTBlNSIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicG9ydHJhaXQiOnsiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdF9tYXhfd2lkdGgiOjEwMTgsInBvcnRyYWl0X21pbl93aWR0aCI6NzY4fQ==" tds_newsletter3-input_border_size="0" tds_newsletter3-f_title_font_family="445" tds_newsletter3-f_title_font_transform="uppercase" tds_newsletter3-f_descr_font_family="394" tds_newsletter3-f_descr_font_size="eyJhbGwiOiIxMiIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" tds_newsletter3-f_descr_font_line_height="eyJhbGwiOiIxLjYiLCJwb3J0cmFpdCI6IjEuNCJ9" tds_newsletter3-title_color="#000000" tds_newsletter3-description_color="#000000" tds_newsletter3-f_title_font_weight="600" tds_newsletter3-f_title_font_size="eyJhbGwiOiIyMCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE4IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNiJ9" tds_newsletter3-f_input_font_family="394" tds_newsletter3-f_btn_font_family="" tds_newsletter3-f_btn_font_transform="uppercase" tds_newsletter3-f_title_font_line_height="1" title_space="eyJsYW5kc2NhcGUiOiIxMCJ9"]